“Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: 'Quem dizem os homens que eu sou?' Responderam-lhe os discípulos: 'João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas'. Então, perguntou-lhes Jesus: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Respondeu Pedro: 'Tu és o Cristo'.” (Marcos 8, 27-29)
A PALAVRA NOS FAZ REFLETIR
Ainda hoje, as opiniões são diversas acerca de Jesus Cristo: uns pensam que ele foi somente um profeta que falou naquele tempo e continua inspirando a vida das pessoas; outros dizem que ele foi um ser iluminado por Deus, um espírito puro, um mensageiro dele. Para nós cristãos, Jesus é o próprio Deus, que se fez homem e veio habitar no meio de nós.
A palavra ‘Jesus’, traduzida do hebraico, significa ‘Deus salva’. E ‘Cristo’ vem da tradução grega do termo hebraico ‘messias’, que quer dizer ‘ungido’. Jesus não é um iluminado, ele é a própria Luz. Ele é Deus: Deus Filho! Ele não é, portanto, uma criatura de Deus como nós somos.
Em todos os tempos, e também atualmente, há muitas ofertas de salvação. Há profetas e mensageiros que se creem no direito de conduzir a humanidade; porém, para nós, cristãos, Jesus Cristo é o único caminho que nos pode levar a Deus. Quem decide seguir Jesus, precisa aceitar que ele é Deus que se fez carne e procurar, a cada dia, viver como Jesus viveu. É preciso de decidir por Jesus.
A doutrina Social da Igreja nos ensina que: “A Igreja, comunidade daqueles que são convocados pelo Cristo Ressuscitado e se põem no seu seguimento, é o ‘sinal e a salvaguarda da dignidade da pessoa humana. [...] A missão da Igreja é a de anunciar e comunicar a salvação realizada em Jesus Cristo, que ele chama ‘Reino de Deus’ (Marcos 1,15 - “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”.) ou seja, a comunhão com Deus e entre os homens”.
Este texto expressa que os seguidores de Jesus Cristo devem anunciar o amor de Deus pela humanidade, e isso deve conduzir à defesa da vida das pessoas. Em nossos dias, quais são os maiores desafios para seguir Jesus ao defender a dignidade de todas as pessoas?
AGORA VAMOS FAZER UMA REFLEXÃO
Primeiramente procure um espelho e se observe com atenção, em seguida reflita e escreva suas respostas:
1 - Quem as pessoas (na escola, faculdade, trabalho) dizem que você é? (ao menos 3 características)
2 - E você, quem diz que você é? (3 características)
Agora converse com alguém pessoalmente ou por mensagem e solicite que ela lhe diga quem você é para ela, peça que lhe atribua ao menos 3 características e depois disso você vai analisar e dizer se concorda com a pessoa ou não e o porquê.
Essa reflexão é para você entender como é importante conhecer as pessoas e o porquê precisamos conhecer Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário