Antes de iniciar, que tal refletir um pouco? Pense, o que é fè para você?
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna."(João 3:16)
Este versículo resume a essência do cristianismo, mostrando o amor de Deus pela humanidade e a promessa de vida eterna através da fé em Jesus Cristo.
O que você acha deste versículo? Você acredita nele? O que você veio buscar no Crisma, só um certificado ou você realmente quer se aprofundar na sua fé?
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram. Pela fé na palavra de Deus, Noé foi avisado a respeito de acontecimentos imprevisíveis; cheio de santo temor, construiu a arca para salvar a sua família. Pela fé ele condenou o mundo e se tornou o herdeiro da justificação mediante a fé.Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia. Foi pela fé que ele habitou na terra prometida, como em terra estrangeira, habitando aí em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Porque tinha a esperança fixa na cidade assentada sobre os fundamentos (eternos), cujo arquiteto e construtor é Deus. Foi pela fé que a própria Sara cobrou o vigor de conceber, apesar de sua idade avançada, porque acreditou na fidelidade daquele que lhe havia prometido. Assim, de um só homem quase morto nasceu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia da praia do mar."(Hebreus 11, 6-12)
Reflexão:
O que significa ter fé?
Como podemos viver a fé no dia a dia?
Não há resposta errada. Cada um de vocês tem uma história com Deus, e Ele quer que essa história continue. Hoje é um bom momento para começar ou renovar esse caminho.
A fé é algo único em cada ser humano. Ao refletirmos sobre tudo o que lemos, percebemos que a fé é essencial para nossa vida. Ter fé é acreditar e confiar, não apenas nos momentos difíceis, mas em todos os dias.
Nossa fé nasce do grande amor de Deus por nós. Ele nos ama tanto que enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar e nos mostrar o caminho da vida eterna. Seu plano para nós é que vivamos nesse amor, confiando n’Ele e seguindo Seus ensinamentos.
Assim como uma semente recém-plantada precisa de água e adubo para crescer e se fortalecer, nossa fé também precisa ser cultivada. Para isso, é fundamental participar das atividades da Igreja, como a Missa, grupos de oração, pastorais e encontros comunitários.
Se uma planta não recebe os cuidados necessários, ela enfraquece e pode morrer. Da mesma forma, nossa fé precisa ser alimentada para crescer, florescer e dar frutos. Quando deixamos de cultivá-la, corremos o risco de deixá-la morrer dentro de nós.
“Para que o ato de fé seja humano, ‘o homem deve responder a Deus, crendo por livre vontade. Por conseguinte, ninguém deve ser forçado contra sua vontade a abraçar a fé. Pois o ato de fé é por sua natureza voluntário’. ‘Deus de fato chama os homens para servi-lo em espírito e verdade. Com isso os homens são obrigados em consciência, mas não são forçados... Foi o que se patenteou em grau máximo em Jesus Cristo.’ Com efeito, Cristo convidou à fé e à conversão, mas de modo algum coagiu. ‘Deu testemunho da verdade, mas não quis impô-lo pela força aos que a ela resistiam.”(Catecismo da Igreja Católica nº 160)
FONTES:
Bíblia Sagrada
Catecismo da Igreja Católica
Casa da Iniciação Crista (Paulinas)
ChatGPT
Nenhum comentário:
Postar um comentário