sexta-feira, 11 de abril de 2025

JESUS CHAMOU OS DISCIPULOS



Jesus escolheu seus discípulos para acompanhá-lo e aprender com Ele.

Pedro e André


"Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”. Na mesma hora, abandonaram suas redes e o seguiram." (Mateus 4:18-20)

"Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens”. Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no." (Marcos 1:16-18)

"Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a Palavra de Deus. Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago –, pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes –, subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar”.
Simão respondeu-lhe: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas, por causa de tua palavra, lançarei a rede”. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.
Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que vies­sem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”.
É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então, Jesus disse a Simão: “Não temas; doravante serás pescador de homens”. E, atracando as barcas à terra, dei­xaram tudo e o seguiram. " (Lucas 5:1-11)

"André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido. Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: “Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo)”. Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: “Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)”." (João 1:40-42)

Filipe


"No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: “Segue-me”. (Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro.)" (João 1:43-44)

Natanael (Bartolomeu)


"Filipe encontra Natanael e diz-lhe: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José”. Respondeu-lhe Natanael: “Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?” Filipe retrucou: “Vem e vê”. Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”. Natanael pergunta-lhe: “Donde me conheces?” Res­pondeu Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”. Falou-lhe Natanael: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Jesus replicou-lhe: “Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta”. E ajuntou: “Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”." (João 1:45-51)

Tiago e João


"Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram." (Mateus 4:21-22)

"Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo. Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram." (Marcos 1:19-20)

Mateus (Levi)


"Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: “Se­gue-me”. O homem levantou-se e o seguiu." (Mateus 9:9)

"Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação e disse-lhe: “Segue-me”. E Levi, levantando-se, seguiu-o." (Marcos 2:14)

"Depois disso, ele saiu e viu sen­tado ao balcão um coletor de impostos, por nome Levi, e disse-lhe: “Segue-me.” Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu." (Lucas 5:27-28)

Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas Tadeu


Esses discípulos não têm uma chamada individual relatada nos Evangelhos, mas são mencionados como parte dos doze apóstolos escolhidos por Jesus em passagens como Mateus 10:2-4, Marcos 3:13-19, e Lucas 6:12-16.

Judas Iscariotes


Judas, que mais tarde traiu Jesus, também é mencionado nas listas dos apóstolos, mas não há uma passagem específica que descreva seu chamado.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA


"Jesus é o enviado do Pai. Desde o início de seu ministério, 'chamou a si os que quis, e a eles constituiu doze, para estarem com ele e para enviá-los a pregar' (Marcos 3,13-14). Desde então, eles serão seus 'enviados' (é o que significa a palavra grega apostoloi). Neles continua a sua própria missão: 'Quem vos recebe, a mim recebe', disse ele aos doze (Matheus 10,40)." (Catecismo da Igreja Católica - Parágrafo 858)

"Jesus os associou à missão que recebera do Pai: assim como 'o Filho não pode fazer nada por si mesmo' (Jo 5,19.30), mas recebe tudo do Pai que o enviou, assim também os que Jesus envia não podem fazer nada sem ele (cf. Jo 15,5), do qual recebem o mandato de missão e o poder para realizá-lo. Os apóstolos de Cristo sabem, portanto, que são qualificados por Deus 'como ministros de uma aliança nova, não da letra, mas do Espírito' (2Cor 3,6). A sua missão é, então, uma cooperação subordinada à de Cristo." (Catecismo da Igreja Católica - Parágrafo 859)

"No encargo dos Apóstolos há um aspecto que não pode ser transmitido: são as testemunhas escolhidas da Ressurreição do Senhor e os fundamentos da Igreja. Mas há também um aspecto permanente de sua missão. Cristo prometeu ficar com eles até o fim dos tempos (cf. Mt 28,20). 'A missão divina confiada por Cristo aos Apóstolos deverá durar até o fim dos tempos, pois o Evangelho que eles devem transmitir é para a Igreja, em cada época, a fonte de toda a vida. Por isso, os Apóstolos cuidaram de estabelecer sucessores.'" (Catecismo da Igreja Católica - Parágrafo 860)

Reflexão

Se tudo o que aconteceu na época de Jesus acontecesse hoje e você fosse um dos convidados por Ele à segui-lo, como você reagiria? Você o seguiria de prontidão, o que o faria ter certeza de que este convite estaria sendo feito por Jesus e não por um falso profeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário